sábado, 3 de julho de 2010


As máscaras no teatro
O Teatro é uma grande arte de comunicar. Os actores ao desempenharem o seu papel, transmitem-nos estados de alma e sentimentos consoante a sua perfeição na arte de representar, levando o público ao seu mundo, à sua história a ponto de este se esquecer que é um simples espectador.
Foram os gregos o primeiro povo a utilizar máscaras no teatro o que permite, com maior facilidade desempenhar personagens, as mais díspares: transformar um riso num sorriso, a frieza em cordialidade, o cinismo em amizade.
Fui ao teatro
A cena desenrolava-se num jardim e tudo estava preparado para festejar o aniversário de uma criança. Um relvado verde, verdíssimo, acolhia com verdes e naturais saudações os convidados.
Crianças, muitas crianças que com pistolas e metralhadoras atacavam-se uns aos outros com amizade falseando a guerra que estavam a travar. Ao meio do jardim, uma mesa repleta de guloseimas era assaltada, de vez em quando, pelos pequenos soldados que precisavam de força para atacar o “inimigo”.
Os adultos, um elenco feminino, com as suas máscaras, desempenharam com excelência o seu papel, parecendo felizes, trocavam conversas banais, nas quais, não havia máscara que escondesse o clima frio como o chá gelado que estava a ser servido. Ao meio da mesa, o bolo de velas estava pronto para que fosse cantado o “parabéns a você”. Com a habitual salva de palmas desfez-se a companhia, qual bolas de sabão coloridas e leves que se apagam rapidamente sem nos dar tempo para apreciar o seu colorido. As batalhas das crianças, essas sim, foram bem reais, não fora isso, teria sido uma triste festa de aniversário. Porquê? Porque não foi convidado o Amor.
Maria80

Sem comentários: