terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Mãe


Margarida A minha filha, há alguns anos, dedicou-me as seguintes quadras, são cómicas:

À minha mãe Teresa – Quadras de pé-quebrado:


Umas quadras à mãezinha
Eu queria dedicar,
Já dei voltas ao ‘miolo’
Mas por onde começar?·
Essa senhora distinta
Não me sai do pensamento
Com a sua mancha branca
É Dona Teresa Sarmento

Viva e muito interessada
E como é inteligente
Resolveu seguir um dia
A carreira de docente

Conhecedora de música
Amante do teclado
Deu aulas de Grafias
E também Secretariado!

Fez estágio na Escola
E tudo fazendo certinho
Não é que acabou colega
Do velho Prof. Sobrinho!

Tem muitos passatempos
E para mudar o cenário
Vai todas as semanas
Colaborar com o vigário

Faz jarras e enfeites
Decoradora de igreja
Passa os sábados entretida
Não há olho que a veja!

À tarde regressa a casa
E antes de ir p’ra o jardim
Pergunta à criada
Alguém telefonou p’ra mim?

Janta cedo vê novelas
Colecciona postais
Que será que a mãezinha
Pretende fazer mais?

Dou-lhe os meus parabéns,
Pois ao longo destes anos
Como pôde superar
Tamanhos desenganos?

Uma coisa não entendo
Saindo eu do seu ventre
Como posso ter pretensão
De ser sequer sua parente!

Foste esposa, foste mãe
Amiga, avó carinhosa,
Diz-me só se uma filha
Não há-de ficar vaidosa

Um dia chegarás ao céu
E se encontrares um anjinho
Pede-lhe que me reserve
A teu lado, um lugarzinho.

Margarida

Sem comentários: