terça-feira, 9 de dezembro de 2008

O pedido de casamento

Preparativos – confeccionar um bolo

Bolo de Família

Esta noite sonhei com aquele primeiro longo beijo, gostoso, com sabor a bolo preto.

À medida que os anos correm, “sinto-me livre e desassombrada” como diz Luísa Beltrão,” livre e sem disfarces” para falar de certos momentos da vida

Lá em casa as datas festivas eram sempre assinaladas com um bolo família; um pedido de casamento merecia esse requinte. Foi um bolo maravilhoso!

Conceição, criada da casa, afadigou-se a prepará-lo, dizendo de cor e em voz alta:

¼ kg de farinha, ¼ kg de açúcar…2 ovos……

Aquele 8 de Dezembro, dia do meu noivado, foi muito emotivo; através dos tapas sóis vi o noivo chegar com um embrulho na mão, que pelo seu formato e tamanho, me fez pensar ser uma garrafa de licor;

…125 gr de manteiga derretida com uma colher de banha

(deixa-se arrefecer antes de incorporar na massa)…

será que ele me vai oferecer licor?

Bicarbonato de soda, canela em pó, raspa de limão, 1 cálice de vinho Madeira

1 cálice de mel de cana…

Sempre tínhamos namorado na Trav. de S. Luís, longe bem longe um do outro, com um lobo da Alsácia a rosnar à minha volta, e agora, ter aquela beleza junto de mim, empolgava-me.

Mas que oferta tão esquisita!!!

…1 chávena de leite morno, 50 gr de cidra, 50 gr de passas, 50 gr de nozes

picadas

Parecia não chegar o momento de abrir aquele embrulho tão desajeitado…

Misturam-se os secos, depois os outros ingredientes e vai ao forno em forma untada…

Eis-me de oferta na mão, desanimada, abri-a lentamente, licor não, pensava aflita, rasguei o papel, nervosa e… vi um estojo grande que continha um lindo adereço

de ouro e pérolas, que a minha sogra recomendou, seria para a mulher do seu filho predilecto.

…recomendo que é melhor deitar 2 c/c de soda e de canela em pó, aumentar para 3 o número de ovos, aumentar as doses de cidra, nozes e passas

Vale a pena confeccioná-lo mesmo num dia não assinalado.

Sem comentários: